domingo, 24 de fevereiro de 2013

#03 - Não vale só olhar ... tem que comentar ... escolha um dos tópicos das "Curiosidades da Geografia" e dê sua opinião.

http://www.sogeografia.com.br/Curiosidades/

75 comentários:

  1. Amanda 3 ano B

    Sobre o ano bissexto entendi que ele se caracteriza por haver de cada quatro anos 0,25 que corresponde a 1/4 de um dia a mais no calendário.Foi Júlio César que trouxe essa ideia para o ocidente,mas ela se originou no Egito 238 a.C,e esse dia sempre se inclui no mês de fevereiro que portanto tem 29 dias a cada 4 anos.











    ResponderExcluir
  2. Patrícia 3 ano B

    Achei muito interessante este assunto pois vem falando sobre o ano bissexto o qual possui a cada 4 anos 0,25 de 1/4 de um dia então entendi que a cada 4 anos esse 0,25 se faz um dia fazendo fevereiro ter 29 dias e o ano 365,25 essa é caracterização do ano bissexto que acontece por uma diferença no ano solar.

    ResponderExcluir
  3. Débora Gomes: 2°A

    Os menores países do mundo.
    Pois a maioria deles são menores que várias cidades Brasileiras. E qual me chamou mais a atenção foi o Vaticano pois sua área é de apenas 0,44 km², com uma extensão muito pequena por ser uma país.

    ResponderExcluir
  4. vanessa cristina 1 ano A
    maior pais do mundo
    a Russia e o maior pais do mundo,e o total de sua área e 17.045.400 km2,sendo o dobro da área do canada (segundo maior pais)

    ResponderExcluir
  5. vitor hugo 2°ano A

    ''Qual era a capital do Brasil'
    A 1° capital do Brasil foi Salvador,em 1763 foi transferida para o Rio de Janeiro, pois o ouro e os diamante passaram a ser escoados pelo porto do Rio de Janeiro.Em 1961, foi transferido para Brasilia onde a permanece ate os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  6. Mirlaine Martins 2°ano B

    Achei bem interessante o assunto sobre aurora boreal,pois é um dos fenômenos mais bonitos e diferentes que acontece na Terra.A aurora boreal e austral são fenômenos visuais que acontecem nas regiões polares, esse fenômeno são luzes coloridas que aparecem no céu a noite, isso ocorre devido os ventos solares entrarem em contato com o campo magnético da Terra.Quando acontece no polo norte denomina-se aurora boreal e no polo sul quando acontece denomina-se aurora austral.

    ResponderExcluir
  7. JAINE 1 ano A TSUNAMI As vezes só nos interessamos por algo quando somos obrigados a pesquisar,mas um fenomeno como o tsunami considerado também como maremoto chama a atençao de muitos.O legal é que depois das pesquisas descobrimos algo novo,e talvez até pensamos em aprofudar e conhecer mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  8. Jenaina 2º ano A
    ´Como se forma um tsunami`
    O tsunami ocorre devido ao abalo sísmico submarino,causado pelo choque de duas placas tectônicas , chegando a provocar uma ruptura no leito do mar,essa ruptura empurra a água para cima, formando uma onda submarina, que de acordo com a distância percorrda pode ultrapassar 800Km/h, quando alcançar águas mais rasas, próximo à costa, a velocidade do tsunami diminui,iniciando uma sequência de ondas de até 30 metros de altura e muitos quilômetros de extensão, invadindo o continente por terra com grande vioência, causando grande destruiçâo.

    ResponderExcluir
  9. Elineide 2ºAno A AURORA BOREAL Esse fenômeno ocorre geralmente nos meses de fevereiro,março,abril,setembro e outubro,quando os ventos solares entra em contato com o campo magnético do planeta Terra dando efeitos de pontos luminosos nas cores vermelho,verde,azul,laranja e amarelo muitas veses aparece varias cores ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  10. Damares 2ºAnoA O mágna da terra que está muito aquecido, ele cria muitas Tsunamis,que ocorrem com muita energia nos oceanos.As placas téctônicas se movimentão causando ondas de até trinta metros;acontecem no momento em que as rochas se deslocam indo para o fundo do mar causando grande aumento das águas.

    ResponderExcluir
  11. Lucineide 1ºAno A Temos a rússia como o maior país do mundo,o total de sua área é 17.045.400 km quadrado.O dobro da áreado Canada [o 2º maior do mundo]

    ResponderExcluir
  12. Higor Motinha 2° ano B
    Local mais quente do mundo.
    No dia de 13/09/1922 na África setorial, mais especificamente na Líbia, onde pode atingir até os 58° de
    temperatura, o local e conhecido como El Azizia.

    ResponderExcluir
  13. Amanda 3º ano A
    Os menores países do mundo: são países menores do que o estado do Sergipe (situado no nordeste brasileiro), mas são autônomos por possuírem uma estrutura política, cultural, religiosa e social representativa e diferenciada das regiões vizinhas.Achei super interessante esse assunto e chamou muito atenção foi saber que o Vaticano é menor Estado do mundo possui uma população de 770 pessoas e tem 0,5 km².

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeria Carvalho 3º Ano B

      O nosso planeta é composto por vários países , assim como a grandes , tambem a pequenos. A ruusia por sua vez é considerado o país maior do mundo, com uma area total em 17.045.400 km2, é localisada no norte da Eurásia(Europa e Ásia).
      A história do país começou com os eslavos do leste, que surgiram como um grupo reconhecido na Europa entre o séculos III e VIII.

      Excluir
    2. Flaviane 3º Ano A
      Ano bissexto
      Ano bissexto ocorre de quatro em quatro anos , que é um dia a mais no mês de fevereiro , que o ano passa a ter 366 dias .

      Excluir
  14. Matheus Andrade 3º ano B
    Entende que aurora boreal e austral é um fenômeno visual que ocorre nas regiões polares de nosso planeta. São luzes coloridas que aparecem no céu, à noite.Pode surgir em vários formatos, tais como: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circular.

    ResponderExcluir
  15. Bruno Weslei 2' ano B
    "Os menores países do mundo"
    Os menores países do mundo sao o Vaticano, Monaco, Nauru, Tuvalu, San Marino, Liechtenstein, Ilhas Marshall, São Cristóvão e Névis, Maldivas e Malta. Esses sao os dez menores.

    ResponderExcluir
  16. Jakson 3°ano B
    Nossa! a Rússia é o maior país do mundo, o dobro da área do Canadá que fica em segundo maior,eu pensava que o Brasíl era um dos maiores por área !!!

    ResponderExcluir
  17. MIRIÃ 3° ANO B O Texto que li fala que Salvador foi a primeira capital que o Brasil teve, mas em 1763, pelo fato da importancia economica e politica do Rio de Janeiro ter aumentado atravez do ouro e dos diamantes recebidos,Brasil foi tranferido para la.Em 1961 a cidade de Brasilia alcançou o titulo de capital federal no lugar do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  18. Kenielly 2ºano A
    A palavra mapa surgiu na Idade Média e tem provavelmente origem cartaginesa, significando "toalha de mesa". Escolhi esse tema pois me chama atenção pelo fato de os mapas nos ajuda a conhecer mais outros locais e saber onde se localiza ou mesmo nos ajuda a chegar em determinado local onde nao conhecemos etc.

    ResponderExcluir
  19. Wanessa 1 ano A
    A Rússia é o maior país do mundo tendo o dobro da area do Canadá que é o segundo maior país. A Rússia tem cerca de 17.045.400 km quadrado de extensão

    ResponderExcluir
  20. Naiane Cintia 2º ano A
    O ano bissexto é contado a cada 4 anos,passando a ter 366 dias,sendo que esse 1 dia que aumenta,sempre é no mês de fevereiro.No entanto esse ano chamado de bissexto surgiu no Egito,o interessante é que quando uma pessoa nasce no dia 29-02,além de seu aniversário ser de 4 em 4 anos,ele com o passar do tempo vai ficando mais velho,mais só na aparência,por que na idade ele sempre vai ser novo.

    ResponderExcluir
  21. Giane 3 ano b Tsunami é um fenomeno magnifico no qual é ocorre com com abertura no leito do mar empurrando água pra cima dando inicío a onda que se move nas profundezar do oceano onde aumenta sua velocidade cada vez mais,ficando bem mais alta e arrasando tudo em sua frente.

    ResponderExcluir
  22. Thiago Henrique 3°ano B
    *Ano bissexto.
    Escolhi o ano bissexto pelo fato,de que eu achei muito interessante,pois a maioria das pessoas pensam que um ano tem 365 dias,quando na verdade tem 365,25 dias ou seja a cada quatro anos esses 0,25 se torna um dia,o dia 29 de fevereiro.deve ser muito "doido" nascer nesse dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludimila 1°ano A Achei mais interessante sobre o país mais quente do mundo que se localiza na África Setentrional,mais especificamente na Líbia que encontra o local mais quente do mundo onde a temperatura atinge 58°C o local se chama EI Azizia

      Excluir
  23. Victor Ribeiro 1 ano A
    A aurora boreal é um fenômeno que acontece nas regiões polares do planeta , ocorre quando os ventos solares entra em contato com o campo magnético do planeta causando esse efeito colorido . Ela pode acontecer de várias formas circular, horizontal

    ResponderExcluir
  24. Lucélia 2° ano B

    Normalmente o ano tem 365 dias, mais a cada 4 anos passa a ter um dia a mais, assim chamando o ano de bissexto.
    Isto acontece porque a uma diferença em relação ao ano solar.

    ResponderExcluir
  25. Aline 2°ano A

    Gostei bastante deste site pois esclarece tudo sobre as diferenças entre Aurora Boreal e Aurora Austral,mostram as cores e formas que é possível ver ambas e também o clima de que é preciso para que elas apareção.

    ResponderExcluir
  26. Alex 1 ano A
    Tsunami,é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago.

    ResponderExcluir
  27. Roberta 1 ano A
    O movimento de translaçao que a Terra realiza em torno do sol e chamado de translaçao e ele dura 365 dias e 6 horas,de 4 em 4 anos junta-se as 6 horas e forma-se um dia -29 de fevereiro- o chamado ano bissexto.

    ResponderExcluir
  28. Natália 1º ano A
    A palavra mapa tem origem "carta-ginesa", significando "toalha de mesa".Navegadores ao discutirem suas rotas desenhavam-as em toalhas surgindo então os mapas.

    ResponderExcluir
  29. Naira 1°ano A
    O ano bissexto é o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos.

    ResponderExcluir
  30. Caroline Vasconcelos 1º ano A
    A palavra mapa de possível origem carta ginesa,significaaa "toalha de mesa".Os navegadores e negociantes quando discutiam sobre os lugares públicos desenhavam nas toalhas "mapas" surgindo o mapa.A palavra carta significa papel e é de origem egípcia.Em ambos significados servem para a comunicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia 3° Ano A
      Qual foi a primeira capital brasileira?
      Salvador foi a primeira capital,a explicaçao para isso é bem simples.na época de colonizaçao os portugueses instalaram-se na parte litoranea, em que hoje é salvador logo mais espalharam-se pelo resto do brasil,sendo como segunda capital o Rio de Janeiro e em seguida Brasilia que é hoje a atual capital brasileira.Por ser o primeiro local onde os portugueses chegaram,Salvador foi a primeira capital brasileira.

      Excluir
  31. Diego 1° ano B
    A capital do Brasil antes de ser Brasília era Rio De Janeiro.

    ResponderExcluir
  32. Sidney 3°A o
    O ano bissexto pelo fato,de que eu achei muito interessante,pois a maioria das pessoas pensam que um ano tem 365 dias,quando na verdade tem 365,25 dias ou seja a cada quatro anos esses 0,25 se torna um dia,o dia 29 de fevereiro.deve ser muito "doido" nascer nesse dia.

    ResponderExcluir
  33. Herick G.R. 2° ano B
    no ano bissexto acontece pelo fato de que no calendário à cada 4 anos ele sofre uma mudança de dia que é de uma diferença entre 0,25 ou seja 1\4 de dia assim chamado de ano bissexto que é pelo sistema solar e por isso cai sempre no mês de fevereiro que no calendário normal tem 28 dias ganha mais um dia durante 4 em 4 anos.

    ResponderExcluir
  34. Mariane 1ano B A Russia tem o total de 17.075.400 quilômetros quadrado no qual é o país,
    sendo assim cobre mais de um nono da área terrestre.

    ResponderExcluir
  35. Kassiany 1° A

    Foi muito legal descobrir a origem dos nomes dos oceanos, como o Oceano Atlântico que vem de Atlas, o filho do deus dos mares e o Oceano Pacífico pois Fernão de Magalhães achou as águas calmas e colocou esse nome.

    ResponderExcluir
  36. Fernanda 3°ano A
    Como se forma um tsunami:
    um Tsunami é formado a partir de anomalias que provocam deslocamentos de uma enorme massa de água como terremotos, deslocamentos de massa continental, erupções vulcânicas ou meteorito, esse fenômeno pode surgir sempre que ocorrer acidentes geológicos de forma repentina na superfície marinha, que faz deslizar de forma vertical a massa de água.

    ResponderExcluir
  37. Hygor 2anoB
    o maior país do mundo e a Russia tendo o dobro da area do Canadá que é o segundo maior país. A Rússia tem cerca de 17.045.400 km quadrado.

    ResponderExcluir
  38. Henrique2°anoB
    Achei interessante a rússia como o maior pais do mundo,o total de sua area é 17.045.400 km quadrado.O dobro da areado Canada o 2º maior do mundo.

    ResponderExcluir
  39. mauricio 3°ano B
    ano bissextoocorre de quatro em quatro anos que e um dia a mais que tem no mês de fevereiro.Esse ano e chamado de bissexto porque tem 366 dias e não 365 como os anos normais.

    ResponderExcluir
  40. Daniela 3°B
    O tsunami é uma onda gigante que se forma no fundo do oceano através de um tremor no fundo do mar que empurra a água para cima,é quando mais perto da terra está vai perdendo sua velocidade mais mesmo assim destrói tudo que vê pela frente.

    ResponderExcluir
  41. Alice 2ºano A

    Os maiores rios do mundo
    Eu achei muito interessante este tema, pois,eu sabia que o rio Amazonas era o maior do mundo, mais não sabia que ele nascia no Peru, sempre pensei que sua nascente era aqui mesmo no Brasil.

    ResponderExcluir
  42. Waisman 1° ano B

    Origem da palavra mapa
    A palavra mapa surgiu na Idade Média e tem provavelmente origem cartaginesa, significando toalha de mesa. Os navegadores e os negociantes, ao discutirem sobre rotas, caminhos e localidades em locais públicos, rabiscavam diretamente nas toalhas (mapas), surgindo então o documento gráfico que era bastante útil a todos.

    ResponderExcluir
  43. Jaqueline de Freitas Corrêa 2 ano A
    Aurora Boreal
    Achei muito interessante pois não havia visto falar desse fenômeno,ele é muito bonito por suas diversas cores mas pode causar interferência nos meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  44. Juliana 2 ano A
    A aurora boreal é algo lindo de se ver, mas tras algumas consequências para nosso meio tecnologico como televisão e outros meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  45. Como se forma um tsunami
    Um tsunami é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Oceano Pacífico; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados.Devido aos imensos volumes de água e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras.

    ResponderExcluir
  46. Junior 2ano B. O ano bissexto é o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos.

    ResponderExcluir
  47. JOHN 2ºB . Gostei deste site pois esclarece tudo sobre as diferenças entre Aurora Boreal e Aurora Austral,mostram cores e formas que é possível ver e também o clima de que é preciso para que elas apareção.

    ResponderExcluir
  48. Geisiane 1 ano A
    ANO BISSEXTO:Normalmente temos 365 no ano,no ano bissexto coloca mais um dia que e formado pelos minutos que sobram em cada dia,devido ao tempo que a Terra demora para realizar o movimento de rotação.Dessa forma se tem o ano bissexto que possui 366 dias.

    ResponderExcluir
  49. Amós 1 ano A entendi que no calendario solar e de 365,25 dias, a cada quatro anos tem um ano a mais para compensar, ai se forma o ano bissexto

    ResponderExcluir
  50. André 3° Ano B
    Salvador, foi a primeira capital do Brasil, isso foi devido os portugueses ao chegarem ao Brasil, eles se instalarem na região litorânea, logo após, foi transferida para o Rio de Janeiro e, depois, transferida para Brasília, com a sua inauguração.

    ResponderExcluir
  51. Thaylla 2ºA

    A Aurora Boreal como pude ver é um espetáculo que ocorre em algumas regiões, portanto acarreta alguns problemas, como nos meios de comunicações.

    ResponderExcluir
  52. ozeias 2ºA
    Os menores países do mundo.
    Pois a maioria deles são menores que várias cidades Brasileiras. E qual me chamou mais a atenção foi o Vaticano pois sua área é de apenas 0,44 km², com uma extensão muito pequena por ser uma país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela 2ºA

      Aurora boreal
      Ocorre em alguns lugares do planeta, é um espetáculo de cores variadas que a natureza nos oferece, porem trazendo alguns problemas nos meios de comunicações.

      Excluir
  53. Vinicius Lima 2ª A

    Como se forma um tsunami: Se ocorre uma abertura no fundo do mar onde se ocasiona uma onda, que na medida que se desloca rumo ao litoral vai almentando seu tamanho e pedendo velodade, quando chega em terra vai arrastando tudo que se tem pela frente.

    ResponderExcluir
  54. Dailsom 2ºano a
    eu achei enteressante o assunto sobre a aurora boreal pois ela e um espetaculo facinante que acontesse por causa do canpo magnetico da terra e pode ser vista nos polos em sertas epocas do ano

    ResponderExcluir
  55. Filipe 1 ano A
    Os menores países do mundo..
    Me chamo a atenção é que tem a cidade de São Paulo é maior que todos eles. Mas me supriendeu é o Vaticano ser tão pequeno e eu nem sabia que ele era um país..

    ResponderExcluir
  56. Wudson 1ª ano A
    Tsunami
    Tsunamis ou tsunâmi são gigantescas ondas que possuem um grande volume de energia e que ocorrem nos oceanos. Essas ondas são causadas pela movimentação das placas tectônicas localizadas abaixo dos oceanos, as placas oceânicas mais densas deslizam sob as placas continentais que são menos densas, num processo que recebe o nome de subducção.

    ResponderExcluir
  57. Isaias 3° AnoB
    TSNAME e causado por grandes ondas de aguas que vem aumentando nos mares e chegando ate as beiras das praias provocando ferimentos e mortes a pessoas que ali ficam e vivem!

    ResponderExcluir
  58. Heleno 2ano B As vezes só nos interessamos por algo quando somos obrigados a pesquisar,mas um fenomeno como o tsunami considerado também como maremoto chama a atençao de muitos.O legal é que depois das pesquisas descobrimos algo novo,e talvez até pensamos em aprofudar e conhecer mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  59. Letícia Ana 2° ano B
    O mapa surgiu na Idade Média e se define como representantes gráficos que estuda a superfície do planeta Terra e satélites.

    ResponderExcluir
  60. Thaiz 1°ano A Origem da palavra mapa. Mapa é a representação no plano,normalmente em escala pequena,dos aspectos geográficos,naturais,culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária,delimitada por elementos físicos,político-administrativas,destinada aos mais variados usos,temáticos,culturais e ilustrativos.

    ResponderExcluir
  61. Nelma-1° Ano A
    ANO BISSEXTO:Normalmente temos 365 no ano,no ano bissexto coloca mais um dia que e formado pelos minutos que sobram em cada dia,devido ao tempo que a Terra demora para realizar o movimento de rotação.Dessa forma se tem o ano bissexto que possui 366 dias.

    ResponderExcluir
  62. Richeli 3° Ano B
    A origem da palavra mapa vem de toalha de mesa que eles fasiam os rabiscos em sua superfice e atraves disso formava em suas localidades surgiu na Idade Média e tem provavelmente origem cartaginesa.

    ResponderExcluir
  63. O ano bixesto é um dia a mais que ocorre no mês de Fevereiro que gera um dia a mais no calendário.

    ResponderExcluir
  64. Patrícia 2ºano A
    O ano bissexto é um dia a mais que ocorre no mês de Fevereiro de quatro em quatro anos,passando a ter 366 dias,isso acontece devido o tempo que a Terra demora para realizar o movimento de rotação.

    ResponderExcluir
  65. Thiago de Souza-3° Ano B
    Mapa:os mapas surgiram bem antes das grandes navegaçoes dos seculos XV e XVI.Mesmo nas sociedades primitivas,o homem sentiu necessidade de localizar recursos,pontos importantes e caminhos especiais.

    ResponderExcluir
  66. Ezir 2° ano B



    Aurora Boreal é um fenõmeno que acontece nas regiões próximas ao polo Norte e ao polo Sul. Os fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.Gostel. Os fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.
    i bastante da aussunto,pois não sabioo eraante da aussunto,pois não sabioo era a dioo era reioo era too era coo era mo era e assim tive conhecimento a mais.

    ResponderExcluir
  67. Eudemis 2ano B. A Origem da palavra mapa.O Mapa representa o plano,normalmente em escala,dos aspectos geográficos,naturais,culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária,delimitada por elementos físicos,político-administrativas,destinada aos mais variados usos,temáticos,culturais e ilustrativos.

    ResponderExcluir
  68. Abraão 2 ano B
    A geografia nos trouxe um conhecimento de países do mundo, nos trouxe maior estudo dos mapas, através disso sem geografia, não somos nada,porque é ela que nos auxilia estudo do tempo, as regiões, os mapas, e nos mostra uma grande população em geral.

    ResponderExcluir
  69. Deyvison 1 ano A
    A aurora boreal,e um fenomeno natural que envolve várias cores,que é lindo de se ver,mas ele pode afetar alguns meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  70. Larissa 2° ano A.
    ANO BISSEXTO.é um dia é um dia a mais no ano,consequentemente, o ano terá 366 dias.Esse dia é acrescentado no mes de fevereiro.

    ResponderExcluir