sábado, 15 de junho de 2013

#09 Consumismo x Consumo


                      1º Ano A e B  -  2º Ano A e B  -   3º Ano A e B

             É incentivada a reflexão sobre o modo de consumo na atuais sociedades capitalistas. Promove-se uma postura de consumo responsável, alertando-se a sociedade para a escassez dos recursos naturais e para a necessidade de todos nós, enquanto consumidores termos consciência dos nossos atos. Defende-se a sustentabilidade do planeta, promovendo o consumo responsável e local, o comércio justo e a reutilização e troca de bens.


A partir do que foi exposto, explique com suas palavras, porque atualmente devemos nos conscientizar em relação ao consumo em excesso (consumismo).




114 comentários:

  1. Darley Amós 3º Ano B
    É preciso nos conscientizar do consumo exagerado,preocupando cada vez mais com o meio ambiente,consumindo somente o necessário e reutilizando e reciclando o que for possível.

    ResponderExcluir
  2. André 3º Ano B
    Hoje,temos sido os grandes responsáveis da destruição de nosso planeta,pois estamos consumindo com exagero,desmatando cada vez mais o meio ambiente,cabe a nós preservar o meio ambiente,consumindo somente aquilo que for necessário e reciclando o possível.

    ResponderExcluir
  3. O ser humano já não mais importa com o planeta, o que tem em mente é o ato de consumir. Quanto mais tem, mais quer. E isso vem causando series de problemas ao nosso planeta, está aumentando a quantidade de lixo e isso faz com que a poluição domine o nosso ambiente. Mas esse problema no futuro vai se agravar, mas talvez quando se der conta, já não mais teremos tempo nem maneira para reparar esse problema.

    ResponderExcluir
  4. Quando nos compramos em excesso, não estamos gastando apenas o alimento ou produto mas sim também matérias primas, mão de obra e produzindo mais resíduos poluentes prejudiciais a saúde e ao meio ambiente, por isso devemos nos conscientizar e comprar apenas o necessário e saber aproveitar o que nos resta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia 3° ano A
      O consumismo desenfreado tem afetado diretamente na saúde do planeta,pois consumindo desenfreadamente,gasta-se muito mais,além disso,o descarte de alguns materiais em locais indevidos é a causa principal de tanta preocupaçâo.por tanto deve-se gastar menos e economizar mais.

      Excluir
  5. Mateus Fernandes 1ano A21 de junho de 2013 às 19:27

    Nós consumimos todo o tipo de alimento isso necessita de muita matéria prima do planeta e isso acaba com o meio ambiente, nós necessitamos desse alimento mas devemos saber usar e não gastar muito,porque não podemos perder esse bem tão precioso.

    ResponderExcluir
  6. Que com o exesso de consumo,estamos pondo o nosso planeta em risco.

    ResponderExcluir
  7. Tamíres 3°A
    Hoje o ser humano é movido pela tecnologia,pelo consumismo e por imagens sedutoras que a mídia nos induz a querer aquilo que o outro tem,com isso consumismos muito,acabamos com a matéria prima e produtos "inesgotáveis",gerando lixos que não são recicláveis e no futuro não saberemos o que fazer com eles.

    ResponderExcluir
  8. Andressa 3°ano A
    Consumismo e consumo duas palavras parecidas,porém muito diferentes, consumo e o que você consome por necessidade, e consumismo apenas para satisfazer o ego ou aparecer uma coisa que você não é diante a sociedade.Então devemos consumir mais com consciência, para que o consumismo não prejudique o meio ambiente, e com isso vier a faltar tudo aquilo que e necessário para a nossa sobrevivência.

    ResponderExcluir
  9. Guilherme Mateus 1ano A
    O ser humano já não importa com o planeta so tem em mente e o ato de consumir,e não pensa nas consequências que causa no meio ambiente e so consumindo e consumindo...

    ResponderExcluir
  10. Miguel 1 ano B
    Hoje em dia temos sido os grandes responsáveis da destruição de nosso planeta.Quanto mais temos, mais queremos. E isso que vem causando series de problemas ao nosso planeta, está aumentando a quantidade de lixo e isso faz com que a poluição domine o nosso ambiente

    ResponderExcluir
  11. Tamires 1 ano A
    Hoje o foco do ser humano está em apenas consumir , e acaba esquecendo de cuidar do planeta que cada vez mais vem sendo destruido , devemos nos conscientizar e consumir apenas o necessário , se não tomarmos previdência agora talvez no futuro já seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  12. wudson 1° ano A
    A origem do consumismo está nas excessivas propagandas que vemos e escutamos a cada dia. As pessoas passam a comprar aquilo que não têm necessidade, pelo simples fato de que viu alguém consumindo ou porque viu em uma propaganda “maravilhas” sobre determinado produto.

    ResponderExcluir
  13. Ludimila 1° ano A
    Devemos nos conscientizar porque cada vez mais as pessoas estão se esquecendo de preservar e consumindo em excesso , consumir é necessário mais sem ser em excesso pois um dia nós podemos sofrer as consequêcias ,e quem sabe no futuro não podemos mais preservar o nosso planeta .

    ResponderExcluir
  14. O planeta se encontra em uma situação cada vez mais devastadora,onde o consumo descontrolado prejudica o próprio ser humano que durante os anos vai perdendo toda a estabilidade de recursos que a natureza oferece.Devemos pensar antes de consumir desordenadamente e aproveitar o que temos hoje sem desperdícios para não faltar o que é essencial em um futuro bem próximo.

    ResponderExcluir
  15. William Falcão 2º Ano B
    Todos nós devemos nos consciêntizar ,pois o ser humano está mais preocupado
    no ato de consumir de que cuidar do nosso planeta.Esta consumindo exageradam
    ente ,quanto mais tem mais quer ,e isso esta acarretando sérios problemas como
    muita quantidade de lixo , desmatamento da natureza e poluição.Acho q todos nós deviamos nos consciêntizar enquanto é tempo e comprar somente o necessário ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William, prestar atenção que não é necessário apertar o enter para mudar de linha.

      Excluir
  16. Rafael Martins 3º Ano A
    Com o consumo desenfreado de produtos estão se esgotando os recursos naturais. A natureza não está conseguindo repor o que nós seres humano usamos e abusamos dos bens que ela nos oferece. Cabe a nós cuidar e preservar, ser um consumista cidadão, pensado e agindo para a melhoria do planeta Terra.

    ResponderExcluir
  17. O ser humano hoje estar sendo o grande responsável pela destruição do nosso planeta,pois esta consumindo exageradamente,e provocando cada vez mais desmatamento ao meio ambiente.,Cabe a nós seres humanos preservar o meio ambiente,consumindo somente aquilo que for necessário e reciclando o possível.

    ResponderExcluir
  18. Géssica 1 ano A
    Devemos nos conscientiza que o consumo em excesso esta cada vez maior,prejudicando nossa saúde e ao meio ambiente,por isso devemos comprar apenas o necessário. Reutilizando e reciclando o que for possível.

    ResponderExcluir
  19. Naira 1º Ano A
    Primeiramente,devemos fazer um exame de consciência em relação ao consumo desenfreado de vários produtos,não é deixarmos de comprar mas apenas ter uma noção dos danos causados o meio ambiente e de modo direto ou indireto a todos nós.

    ResponderExcluir
  20. Wanessa Apoliana 1º Ano A
    Nós somos os grandes colaboradores de um mundo,que a cada dia vem si acabando mais devido ao consumo desenfreado de produtos.Consumismo exagerado causa danos.

    ResponderExcluir
  21. Valéria 3º ano B
    O maior problema do planeta é a poluição,e os culpados somos nós os habitantes desse planeta.um grande fato desse problema é o consumo em excesso que cresce a cada dia mais,e a tendencia desse problema é só piorar,para que isso não aconteça é preciso que todos se conscientize para que assim possamos cuidar melhor do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  22. Jaine 1°ano A O mundo de hoje esta trazendo cada vez mais novidades para os consumistas,isso faz com que se esqueçam de um mundo sustentável e tenham em mente somente o consumismo desnecessário,querendo mais e mais coisas novas se desligando da realidade(que o importante mesmo é cuidar do futuro da humanidade,os recursos naturais e pensar somente em consumir e não em consumismo).

    ResponderExcluir
  23. Patrícia 3 ano B

    Hoje em dia,o nosso planeta está cada vez mais em um estado de calâmidade,e nós somos os principais culpados por usar em excesso os bens naturais sem devolver nada em troca a natureza.Pois o que compramos em exagero sempre há algo que é tiradoda natureza,por isso devemos usar sem abusar reciclando o maximo possivel para não mais prejudicar a natureza e o nosso planeta...Vamos nos concientizar por uma causa que fará bem a todos.

    ResponderExcluir
  24. Jenaina 2º Ano A
    Na atualidade vivemos em um mundo de livre comércio,onde somos os responsáveis pelo o que compramos e consumimos,levando assim oque precisamos e "achamos" que necessitamos.É necessário que haja conscientização sobre as consequências de determinados atos.

    ResponderExcluir
  25. Amanda 3º ano A
    Na sociedade atual, devido a mídia e as propagandas o consumismo vem aumentando cada dia mais,o lixo e outros resíduos gerados pelas embalagens e produtos descartados tem causado grandes problemas ambientais, principalmente nos grandes centros urbanos.Precisamos nos conscientizar e comprar somente o necessário.

    ResponderExcluir
  26. Dihene 3°ano A
    Estamos sempre falando em preservar o meio ambiente, o fato é esquecemos que o consumismo excessivo que todos praticam leva ao desgaste dos recursos naturais e poluição do meio ambiente prejudicando todo o planeta.

    ResponderExcluir
  27. Thiago Souza 3 ano B..Geralmente consumimos tanta coisa em excesso que nao nos damos conta que estamos acabando com nosso planeta casa vez mas,com muita poluiçao,mas ainda podemos nos conscientizar e preservarmos mais,nao jogando tanto lixo e desmatando tanto.

    ResponderExcluir
  28. Thiago Oliveira 3 Ano A

    Devemos nus preocupar bastante com o consumismo,pois compramos a cada dia mais coisas em exagero ou muitas vezes que não precisamos de certo produto mas mesmo compramos sem necessidade alguma...Devemos consumir somente o necessário e ainda sim tentarmos reciclar o que for possível.

    ResponderExcluir
  29. Milton Enio 2ºAno B
    É preciso nos conscientizar do consumo exagerado,preocupando cada vez mais com o meio ambiente,consumindo somente o necessário e reutilizando e reciclando o que for possível.

    ResponderExcluir
  30. Maiza Cristine 3º Ano A
    O consumismo é o que marca a modernidade,já que as pessoas querem sempre acompanhar o ritmo tecnológico,mas esse exagero esta destruindo o meio ambiente.Os danos estao aumentando muito e com isso a necessidade da sustentabilidade tambem,so fauta a concientização da populaçao para mudarmos esta realidade.

    ResponderExcluir
  31. Ulisses Riani 1°ano A
    porque quando uma pessoa consume algo sem necessidade,não se dá conta de que não está apenas se prejudicando mas sim tambem o meio ambiente, pois se essa pessoa consome algo que não precisa sempre vai sobrar alguma coisa que provavelmente vai ser jogada fora .

    ResponderExcluir
  32. Ulisses Riani 1°ano A
    porque quando uma pessoa consume algo sem necessidade,não se dá conta de que não está apenas se prejudicando mas sim tambem o meio ambiente, pois se essa pessoa consome algo que não precisa sempre vai sobrar alguma coisa que provavelmente vai ser jogada fora .

    ResponderExcluir
  33. Tatiane Delmira 1ºanoA
    Pelas mãos do ser humano o mundo esta se acabando de pouco a pouco cada dia estamos consumindo mais e mais sem nos preocuparmos com a natureza.O consumo conciente pode ser a saída para o problema da poluição do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  34. hoje em dia o consumismo tomou conta de tudo e de todos.E não percebemos que isso pode trazer consequencias; só estamos preocupados em consumir.Então devemos agir antes que seja tarde.
    Thaylla 2 ano A

    ResponderExcluir
  35. Giane gomes 3ºano B
    O consumo em excesso vem causando milhares de problemas ao nosso planeta e os causadores somos nós os cidadãos desse mundo e por esse motivo temos que nos conscientizar da gravidade desse problema em quanto há tempo pois o futuro do planeta está em nossas mãos.

    ResponderExcluir
  36. Naira 1º Ano A
    Atualmente vivemos em um mundo de inovações,esse índice cresci a cada dia.Si não soubermos usá-las o consumo poderá si expandir mais do que já está si explandindo.O consumo desenfreado causa danos inevitáveis ao meio ambiente e as consequências serão maiores que imaginamos.

    ResponderExcluir
  37. Emily Martins 2 ano B
    Hoje em dia o consumismo virou rotina mas não percebemos que isso só acaba mais e mais com o planeta terra. Precisamos diferenciar o que é realmente importante para a nossa sobrevivência. Temos que apena "consumir", o que for realmente necessário, e diminuir ou até mesmo acabar com o consumismo que no final só está acabando com a gente.

    ResponderExcluir
  38. Natália 1° ano A
    Hoje em dia o consumo está cada vez mais exagerado causando sérios danos ao meio ambiente, pois o consumo faz com que os produtos se tornem obsoletos, ou seja, compram o que não é necessário, causando muito mais lixo.

    ResponderExcluir
  39. Naiane Cintia 2º Ano A
    O ser humano é responsável pelo nosso planeta e cabe a ele preservar o meio ambiente.As pessoas consomem muito e com isso está havendo um grande acúmulo de lixo,elas se esquecem q vai ser as próximas gerações que vão sofrer com as consequências de nossos atos.

    ResponderExcluir
  40. Aline 2°ano A

    O consumismo não é bom, ele pode se transformar em uma doença.Além de transtornos mentais para as pessoas trás também problemas ambientais, pois se as pessoas compram muito produzem mais lixo.

    ResponderExcluir
  41. O consumismo faz as pessoas deixarem de lado o que é ultrapassado como, TVs, celulares, computadores e etc isso tudo vai para o meio ambiente e acaba o prejudicando.

    ResponderExcluir
  42. Pabllo 3º Ano A
    Nós seres humanos devemos conscientiza que o consumo em excesso está cada vez maior,prejudicando nossa saúde e ao meio ambiente,por isso devemos comprar apenas o necessário. Reutilizando e reciclando o que for possível.

    ResponderExcluir
  43. Marcelo Riane 3 ano A
    O planeta se encontra em uma situação cada vez mais devastadora,onde o consumo descontrolado prejudica o próprio ser humano que durante os anos vai perdendo toda a estabilidade de recursos que a natureza oferece.Devemos pensar antes de consumir desordenadamente e aproveitar o que temos hoje sem desperdícios para não faltar o que é essencial em um futuro bem próximo.

    ResponderExcluir
  44. Amanda 3 ano B

    Devemos cada vez mais saber consumir com responsabilidade,pois se hoje é tão divulgadoa preservação foi por que um dia distruimos,consumimos execivamente.A preservação é nada mais que um pedido pra a continuação do mundo pois se não comessarmos a preservar o planeta pode ser que não aguente por muito tempo.Então concientivaçao e prevervação são a nossas palavras chaves.

    ResponderExcluir
  45. waisman 1° ano B

    Na minha opinião o consumo em excesso pode preojudicar outras pessoas e também o nosso meio ambiente , temos que diminuir o consumismo e o alto consumismo das pessoas de alta sociedade pode afetar as pessoas que necessitam do que tem que já é pouco.

    ResponderExcluir
  46. Deyvison 1 ano A
    Devemos diminuir o consumo pois quanto mais consumimos mais ocorre a retirada de matéria prima e isso agride o ambiente e quanto mais produtos compramos maior é a produção de lixo é por isso que devemos pensar antes de compra.

    ResponderExcluir
  47. Miriã 3º ANO B
    Nos somos os responsaveis por tanta poluição no Planeta, se nos conscientizarmos sobre o assunto, concerteza iremos perceber que a maioria do que compramos é sem necessidade e com isso a poluição vai so aumentando, sendo nos os culpados.

    ResponderExcluir
  48. Guilherme 1anoA
    Hoje em dia estamos vivendo no mundo de inovações, e poucas pessoas não pensa em consumir menos,cada dia quer algo diferente,nisto causa sérios riscos ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  49. Flaviane 3° Ano A
    Atualmente o consumismo exagerado tem levado a exploração excessiva dos recursos naturais e com isso trazendo graves consequẽncias ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  50. Ezir Aves Paula 2ºB

    O consumo é o que marca a modernidade,no entanto muitos querem sempre acompanhar o ritmo tecnológicos,mais com esse exageros essas pessoas acabam consumindo algo que não precisa sempre e que provavelmente vai ser jogada fora,destruindo o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  51. Victor Ribeiro 1 ano A
    Hoje os produtos estão cada vez mais modernos e com isso nós ficamos cada vez mais vítimas dessa modernidades . Mas isso causa um prejuízo e tanto para o meio ambiente causando sérios danos , coisa que poderíamos evitar afastando essa modernidades de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  52. Geisiane 1 ano A
    Hoje em dia há vários produtos inovadores,a tecnologia só aumenta e cada vez mais as pessoas compram esses produtos,e muitos deles são obsoletos,o que causa um grande prejuízo ao meio ambiente e no futuro do planeta.Nós temos que reagir e mudar a realidade do consumismo,ou não teremos saída,daqui uns anos.

    ResponderExcluir
  53. Shirlem 1 ano A
    A concientização sobre o consumismo deveria ser dita e feita , pois se é falado porque não é posto em prática ?
    Esses ideais são muito bonitos e importante para o nosso planeta , mas claro se for praticado .

    ResponderExcluir
  54. Poliana Miranda 3 ano A.
    Com o mundo consumista como está,as pessoas muitas vezes deixam de comprar algo necessário comprando coisas que estão na moda e que pode até ser inútil contribuindo assim para a escassez do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  55. Cristiane 3ºano A

    DEVIDO AO NOSSO CONSUMISMO EXAGERADO VÁRIOS PROBLEMAS VEM SENDO CAUSADOS.DEVEMOS PARAR PARA REVER NOSSOS ERROS ENQUANTO HA TEMPO.O CONSUMO EXAGERADO PODE FAZER MAU NÃO SO A NOS COMO TAMBÉM AO NOSSO PLANETA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não escrever em caixa alta (letras maiúsculas), isso é uma das normas da etiqueta na internet, lembra?

      Excluir
  56. Marcelo Algusto Riani dos Reis 3° Ano A

    Nós somos os grandes colaboradores de um mundo,que a cada dia vem si acabando mais devido ao consumo desenfreado de produtos.Consumismo exagerado causa danos.
    E com o excesso de consumo,estamos pondo o nosso planeta em risco.

    ResponderExcluir
  57. Marilene Cãndida 2° Ano B
    Hoje em dia vivemos em um mundo cheio de inovações, temos que saber usá-las, pois se não soubermos o consumo será expandido.. Principalmente nos centros urbanos.

    ResponderExcluir
  58. Eudemis 2° Ano B
    O consumo desenfreado causa muitos danos ao meio Ambiente e as consequências são muito grandes.. Devemos nos concientizar e ajudar na preservação do meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  59. Sidney 3°Hoje em dia vivemos em um mundo muito consumista,com isso tudo o meio ambiente acaba sendo prejudicado.O culpado disso tudo somos nos cidadãos e por isso devemos nos concientizar e lutar para que á situação naum piore.

    ResponderExcluir
  60. Jakson De Oliveira 3° B
    Estamos sempre falando em preservar o meio ambiente, Só que o fato é esquecemos que o consumismo o excessivo que todos praticamos leva ao desgaste dos recursos naturais e poluição para o meio ambiente prejudicando todo o planeta e a nos mesmos.

    ResponderExcluir
  61. Adriana 1° Ano B

    Devemos ter em consciencia que quanto mais consumirmos , mais iremos preojudicar o nosso planeta , com a diminuição do consumismo melhoramos o meio ambiente e também a nossa saúde.

    ResponderExcluir
  62. Abraão 2° ano B
    Todos nós devemos ficar atentos ao que vamos consumir pois se consumirmos tudo agora la pra frente pode faltar pois sempre estamos gastando o que não precisa.

    ResponderExcluir
  63. Porque cada vez que consumimos algo fora do normal ou em excesso estamos prejudicando cada vez mais nosso planeta .
    Caroline Vasconcelos
    1º ano A

    ResponderExcluir
  64. 3º A
    O consumismo pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente, comprometendo nossa estadia no planeta, devemos ser conscientes e prestar atenção em tudo que descartamos, porque tudo que um dia vai, pode voltar de forma pior.

    ResponderExcluir
  65. Matheus 3º Ano B
    O consumismo é o que marca a modernidade,já que as pessoas querem sempre acompanhar o ritmo tecnológico,mas esse exagero esta destruindo o meio ambiente.O consumo desenfreado causa danos inevitáveis ao meio ambiente e as consequências serão maiores que imaginamos.

    ResponderExcluir
  66. THAIZ 1°anoA
    Atualmente gastamos mais do que o necessário passando de consumo para consumismo prejudicando assim o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  67. Lourenço Pires 3º Ano A

    Devemos parar de consumir em grande quantidade e de uma forma desnecessária,pois a todo momento e jogado milhares e milhares de produtos que não deveria estar no lixo;como restos de comida,baterias,pilhas entre outros.

    ResponderExcluir
  68. Elineide 2ºanoA
    Devemos nos concientizar sobre o consumismo pois quanto mais consumimos há uma necesidade maior em produzir mais, aumentando assim a emissão de gases do efeito estufa.

    ResponderExcluir
  69. Leonardo 3° ano B
    Estamos vivendo um grande desafio para a sociedade,o consumismo,pessoas estão consumindo muito sem necessidade,e não se preocupando que os nossos recursos naturais podem acabar.

    ResponderExcluir
  70. Natália 1º ano A
    O consumo quando em excesso prejudica o nosso planeta. Cada vez mais produtos se tornam obsoletos, e, a cada produto adquirido, consequentemente mais lixo é produzido. O planeta pede socorro e, cabe a nós ajudá-lo enquanto há tempo.

    ResponderExcluir
  71. Verônica-2° ano A
    atualmente vivemos num mundo que as pessoas consomem em excesso sendo assim nós estamos contribuindo para danos a nosso planeta.Vamos nos concientizar para que depois não seja muito tarde...

    ResponderExcluir
  72. ELIANE 2°ano A

    Nós seres humanos estamos consumindo muito sem nos preocuparmos com os prejuísos. Não digo apenas o prejuíso econômico mais também o prejuíso ambiental, pois quando consumimos muito produzimos muito lixo e este quase em todos os casos é descartado de maneira inadequada. Então devemos ter consiência de que devemos comprar e usar apenas o necessário para nossa sobrevivência.

    ResponderExcluir
  73. Dailson 2° ano B
    Hoje vivemos em um mundo capitalista que comssome cada veis mais que gasta as reservas do planeta e gera problemas ambientais graves

    ResponderExcluir
  74. joana 1° ano A
    Ao consumirmos algo em excesso,não estamos apenas consumindo o que não é necessário,mas também fazendo algo que prejudicará as gerações futuras,como problemas ambientais , econõmicos e principalmente na saúde.

    ResponderExcluir
  75. Adriana Rodrigues 1°Ano A:Devemos todos nos conscientizar com o consumo exagerado,devemos consumir somente o necessario para sobrevivermos.

    ResponderExcluir
  76. Maria josé 1ANO A:Sabemos que o consumismo exagerado causa um desequilíbio portanto devemos tirar da natureza apenas o necessário e devolver o mais rápido possivel para que isso não ocorra.

    ResponderExcluir
  77. Roberta 1° ano A
    Devemos nos preocupar com o consumo exagerado, pois ele destrói nosso planeta com consequencias inimagináveis e devastadoras.
    Nosso futuro está em nossas mãos e depende de nós protege-lo.

    ResponderExcluir
  78. Keila Roberta 3 anoB
    O consumo hoje esta nos cusando muitos problemas como o aquecimemto global poluiçao das aguas .E com esse consumo desenfreado nao tem como se manter ,entao o planeta responde das formas mas tragicas para o ser humano...Pessa e sempre melhor no que estamos fazendo pra que nao nos arependamos mas tarde:

    ResponderExcluir
  79. Kassiany 1 ano A
    Hoje em dia vivemos em uma sociedade em que a cada dia que passa há cada vez mais inovações,e isso acelera o aumento do consumo desnecessário,o que só contribui para a devastação do planeta.Por isso temos que acordar e mudar.

    ResponderExcluir
  80. Henrique 2°Ano B
    Estamos falando em preservar o meio ambiente,mas esquecemos que o consumismo que todos praticam leva ao desgaste dos recursos naturais e poluição do meio ambiente prejudicando todo o planeta.

    ResponderExcluir
  81. Mirlaine Fonseca 2° ano B


    O planeta está em uma situação devastadora,por causa do alto consumo , além de prejudicar o planeta prejudica também o próprio ser humano.Devemos pensar antes de consumir coisas desnecessárias, aproveitar o que temos sem desperdiçar e colaborar da melhor forma possível na natureza.

    ResponderExcluir
  82. Marilene Cãndida 2° B
    Hoje em dia o ser humano está causando muitos danos ao planeta, pois estão tendo muito excesso de consumo.. um consumo que causa muitos danos inevitáveis..

    ResponderExcluir
  83. Juliana Oliveira 2°ano B
    A facilidade de acesso possibilita o consumo exagerado e desnecessário de muitos produtos, causando impactos ambientais no planeta..

    ResponderExcluir
  84. jhonatan fernando 1°b


    Devemos pensar antes de consumir desordenadamente e aproveitar o que temos hoje sem desperdícios para não faltar o que é essencial em um futuro bem próximo.

    ResponderExcluir
  85. Eluana 1° B

    Consumir é bom,mas os danos que causa ao meio ambiente faz mal a nós e a quem está ao nosso redor.Consuma mas sem exagero,pois tudo que consumimos em exagero vai ser jogado fora e no meio ambinte. E no futuro pode fazer mal a nós. PRESERVE E CUIDE DO MEIO AMBIENTE.POIS PRECISAMOS DELE HOJE E SEMPRE.

    ResponderExcluir
  86. Othon 1° B

    As vezes consumimos o que não é necessário e isso pode prejudicar o meio em que vivemos e as pessoas também. Por isso consuma o necessário o que for realmente de precisão.

    ResponderExcluir
  87. Pamella 1° B

    Porque ás vezes compramos coisas que não precisamos , compramos só por estar estar atualizado nas tecnologias , e por isso consumismo coisas supérfulas.

    ResponderExcluir
  88. LARISSA 2° ano A
    o consumismo gera problemas que envolve a fauna e a flora.Esses problemas afetam diretamente a população! por isso devemos consumir de uma maneira sustentavel para que não seja escassa vida no planeta!

    ResponderExcluir
  89. Lucineide 2ºanoA
    Devemos não só alertar mas por em prática as ações que podem ajudar o planeta assim diminuiriam os impactos ambientais consumindo menos e preservando mais.

    ResponderExcluir
  90. Devemos nos conscientizarmos com o excesso de consumismo, pois a atualidade nos mostra como somos submersos a tantos confortos, e que pode nos causar diversas consequências por poluições de materiais que são descartados diariamente.

    ResponderExcluir
  91. Ericlenes 3°B
    E preciso ter conciência do que voce esta fazendo, nao gastar exagerado, preocupar mais com nosso planeta, e sim ajudar o meio ambiente. Gastar o necessário para o seu consumo do dia a dia.

    ResponderExcluir
  92. Richeli 3°Ano B

    Todos tem que se conscientizar sobre o grande consumo exagerado porque gera grandes problemas para o nosso meio de convivencia.

    ResponderExcluir
  93. kenielly 2°anoA
    O consumismo em exesso acaba prejudicando o meio ambiente em que vivemos.Pois aquilo que achamos ja´ nao ser mais necessario descartamos de modo inadequado,causando assim problemas para nos mesmos.

    ResponderExcluir
  94. Amanda 2 Ano A Devemos cuidar muito mas do nosso planeta nao poluindo mares e rios nao jogar lixo nas ruas.

    ResponderExcluir
  95. Everaldo Martins 3ª ano A
    hoje em dia estamos consumindo muitas coisas sem necessidade, as vezes compramos por em pulso, ou só porque uma pessoa tem, nós estamos sendo tomados pela tecnologia, cada dia que passa eles estão inventando coisas melhores, é aquilo que você tem pode até ser novo mas quer trocar porque o outro e lançamento.

    ResponderExcluir
  96. Geislaine-2° ano A
    o ser humano quer sempre consumir mais e mais e se esquece que nosso planeta precisa de nossa contribuição para um consumo sustentável.
    vamos nos concientizar antes que seja tarde demais...

    ResponderExcluir
  97. Marcos 2 ano B
    consumo é quando precisamos comprar alguma coisa e consumismo é quando compramos demais e sem precisar

    ResponderExcluir
  98. Fernanda 3º ano A

    O consumo desenfreado vem tomando conta de todos nós seres humanos que insistimos em comprar sem necessidade ,onde nao pensamos no futuro que pode ser prejudicado atraves consumismo.

    ResponderExcluir
  99. Adriana 1° B

    Devemos nos preocupar porque o excesso de consumo prejudica o meio-ambiente , nos trazendo consequencias futuramente sendo que se consumirmos adequadamente sera melhor para o planeta no futuro

    ResponderExcluir
  100. Thays 1° B

    Pra vivermos em mundo melhor devemos conssumir so o necssario e n o que nao precisamos... coloque amao na conciencia e veja o ppeso q vc mesmo ta colocando em si

    ResponderExcluir
  101. Diony 1° B

    Nos devemos defender-se a sustentabilidade do nosso planeta , promover o consumo responsável pelo local , o comércio justo e a utilização de troca de bens.

    ResponderExcluir
  102. Bruno Weslei 2° B
    o consumismo gera problemas.Esses problemas afetam diretamente a população. por isso devemos consumir de uma maneira sustentavel para que não acabe a vida no planeta.

    ResponderExcluir
  103. Diego Carvalho 1°B
    Temos que nos preocupar com o consumo exagerado, pois está acabando com o planeta,com consequências devastadoras,que cabe a nós,cada um a fazer sua parte.

    ResponderExcluir
  104. Janice 3ºano B
    Nos estamos consumindo cada vez mais,devemos consumir o que e necessario,para que não haja gastos desnecessarios,e com esse consumo desnecessario o meio ambiente e que sofre as consequencias desse consumo desenfreado.

    ResponderExcluir
  105. consumo é o que a gente necessita, precisa já o consumismo é o que gastamos além do limite.

    ResponderExcluir
  106. DAMARES 2º ANO A
    O consumismo é um ato de adiquirir algo em exesso ,muitos adiquirem e em seguida ao ver que aquilo foi mais aperfeiçoado já vão comprando outro.consumir é claro que consumimos mas devemos nos concientizar que enquanto mais consumismo mais poluição trazemos para o meio ambiente, provocando ainda mais o aquecimento global.Agora já estamos sofrendo com algumas mudanças climáticas, mas o meio ambiente já vem sofrendo a anos e o consumismo é o culpado por grande parte dessas mudanças repentinas.

    ResponderExcluir
  107. Patricia 2° ano A
    Atualmente o ser humano está consumindo além da necessário,e isso ta prejudicando cada vez mais o nosso planeta.Devemos nos conscientizar e ajudar na preservação do Meio Ambiente

    ResponderExcluir
  108. Mariane 1 ano . Para as pessoas não importa
    se fazendo mal para o planeta, só tá pensando em se mesmo em consumir cada vez mais e poluindo o nossa terra ...

    ResponderExcluir
  109. Miguel 1 ano B
    Nos temos que nos concientizar, porque ira nos trazer mal no futuro.

    ResponderExcluir