domingo, 19 de maio de 2013

#07 Tipos de vegetação

1º Ano A e B



Os manguezais são ecossistemas de alta produtividade biológica, sendo responsáveis por parte considerável dos recursos marinhos. Ocupam grande extensão dos litorais tropicais e subtropicais, porém, apesar de sua grande relevância para a vida dos oceanos, estão entre os ecossistemas mais devastados do planeta.



Com base nessas informações e na análise da ilustração, indique uma característica ambiental dos mangues, quanto ao solo ou a vegetação, e cite uma ação predatória provocada pelo homem.



42 comentários:

  1. ADRIANA RODRIGUES 1°A:
    Sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais eles se associam a outros componentes vegetais e animais.O solo do manguezal é rico em nutrientes por possuir grande quantidadatividades humanas podem resultar na ação de fatores ou forças, causando alterações nas propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente no qual também são incluídas as relações sócio-econômicas.

    ResponderExcluir
  2. Geisiane 1 ano A

    O Manguezal é um ecossistema costeiro,de transição entre os ambientes terrestre e marinho,uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais.
    Associado às margens de baías,barras de rios,reentrâncias costeiras,onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa,está sujeito ao regime das marés.O solo do manguezal caracteriza-se por ser úmido,salgado,lodoso,pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes.Essa matéria orgânica serve de alimento para alguns animais,como,por exemplo, crustáceos e algumas espécies de peixes. O solo do manguezal serve como habitat para diversas espécies, como caranguejos.
    Uma ação predatória e a caça de carangueijos.

    ResponderExcluir
  3. WANESSA APOLIANA 1°A
    Os manguezais desempenham um importante papel como exportador de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira.Consideram-se impactos ambientais as alterações no meio ambiente causadas por atividades naturais.Como Pesca Predatória,as bombas que causam a morte por compressão de inúmeras espécies de variados tamanhos.

    ResponderExcluir
  4. Natália 1º ano A.
    Em razão do solo salino e da falta de oxigênio, nos manguezais se destacam plantas que precisam de alta quantidade de sal (halófilos), nas formações de vegetação litorânea ou em formações lodosas.
    Algumas ações predatórias:
    Pesca esportiva e artesanal desde que se evite a sobrepesca,a pesca de pós-larvas, juvenis e de fêmeas ovadas.

    ResponderExcluir
  5. Jaine 1°ano A
    O solo do manguezal caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio,o qual é tirado das plantas e muito rico em nutrientes. Essa matéria orgânica serve de alimento como por exemplo,para crustáceos e algumas espécies de peixes. O solo do manguezal serve como habitat para diversas espécies, como caranguejos. Desenvolvimento de atividades turísticas, e de pesquisa científica,uma atividade do homem que explora o ambiente como o manguezal.

    ResponderExcluir
  6. Alex 1anoA
    Os mangues ficam em regioes litoraneas do Brasi,regioes alagadicas.O desmatamento dos rios e mares esta afetando muito os mangues.

    ResponderExcluir
  7. Mateus Fernandes 1Ano A28 de maio de 2013 às 18:20

    Pelo carangueijo ser caro, o homem caça e devasta a vegetação, por isso que os manguezais são umas das vegetações mais devastadas que existe.

    ResponderExcluir
  8. Victor Ribeiro . Os mangues por sua vez é um ecossistema rico em sais minerais e matéria orgânica enriquecendo as águas marinhas perém ele está sendo alvo da caça predatória de siris e outras aves que estão sendo cada vez mais extintas , os mangues estão muito protegidos pois existem leis de proteção a esse ecossistema salvando espécies de peixes aves .

    ResponderExcluir
  9. deyvison nunes soares 1ano A28 de maio de 2013 às 18:58

    A devastação desse tipo de vegetação e a caça predatória dos animais que habitam o local.

    ResponderExcluir
  10. Wudson 1°Ano A

    Podemos encontrar a vegetação de mangue nas regiões litorâneas do Brasil. Nestas áreas, a água do mar avança no solo, formando regiões alagadiças.Uma ação prédatoria do homem é o caranguejo, que ele pega quando a maré está baixa.

    ResponderExcluir
  11. Filipe 1°A
    As árvores servem para proteger animais tanto marinhos quanto terrestre, por tanto a ação do homem levam alguns animais em extinção ou também pela a destruição da flora.

    ResponderExcluir
  12. Roberta 1° ano A
    Os mangues são nichos ecológicos responsáveis pela reprodução de grande número de espécies de peixes,moluscos,e crustáceos.Sua vegetação arbustiva é halófila(adaptada à presença de sal) podendo apresentar raízes que durante a maré baixa podem ficar expostas.
    Algumas ações predatórias do homem são a pesca, avanço de áreas urbanizadas, turismo desordenado, etc

    ResponderExcluir
  13. Géssica 1º ano A
    Característica do manguezal é por seu solo ser úmido,salgado,pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes.
    uma ação predatória é a pesca predatória de caranguejo-uça , não respeitando sua época de reprodução.

    ResponderExcluir
  14. Ludimila 1°ano A
    A formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas (aéreas). Como o solo do mangue é pobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo. Ação predatória provocada pelo homem:poluição de rios e mares tem afetado bastante os mangues

    ResponderExcluir
  15. Thaiz 1°ano A A característica ambiental é que formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas (aéreas). Como o solo do mangue é pobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo.A ação predatória provocada pelo homem é a poluição

    ResponderExcluir
  16. Nelma-1° Ano A
    O solo do mangues é pobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo.A poluição de rios e mares em conjunto com a especulação imobiliária nas regiões litorâneas tem afetado, significativamente, os mangues.

    ResponderExcluir
  17. Tatiane de Lourdes 1ªA A principal característica ambiental do mangue é a formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas.Como o solo do mangue é pobre em oxigênio,este é obtido pelas plantas fora do solo.Pesca de caranguejos.

    ResponderExcluir
  18. Waisman 1° ano B

    O cheiro do mangue é bem característico, em função da presença de áreas salobras (com presença de sal).
    A ação provocada pelo homem é o aterro e a drenagem dos manguezais!

    ResponderExcluir
  19. mayk 1° ano B

    As florestas de mangues não possuem uma descrição típica, pois a sua variedade está diretamente relacionada à sua localização biogeográfica e às condições ambientais.
    A ação predatória é que os homens caçam muito caranguejo e aterram os mangues!

    ResponderExcluir
  20. Ulisses Riani 1°anoA
    A vegetação do mangue é formada por plantas e arbustos,possui raízes externas.A poluição de rios e mares em conjunto com a especulação imobiliária nas regiões litorâneas tem afetado, significativamente, os mangues.

    ResponderExcluir
  21. jhonatan 1ºanoB
    Que os mangues tem como características seu solo sem oxigênio,tem como procura a seus exploradores que procuram tirar aproveito dos caranguejos.

    ResponderExcluir
  22. Matheus Paula/1º ANO B.
    Os manguezais são um dos ecossistemas mais desvastados.Tem pouco oxigênio,que serve de habitat para diversos especiés como caranguejos.

    ResponderExcluir
  23. Adriana 1° ano B

    Essas florestas não possuem uma descrição típica , pois sua característica principal é sua formação vegetal rasteira , como arbustos , sendo com que a poluição gerada pelo homem é degradante.

    ResponderExcluir
  24. Pamella 1°b

    Os manguezais tem como característica a vegetação rasteira , por exemplo os arbustos , o solo dos mangues também é pobre em oxigenio podemos encontrar a vegetação de mangue nas regiões litorâneas do Brasil. os caranguejos são muito caçados pelos homem e quando os homens vão caçalos pizão nos mangues fazendo com o que eles aterrem!

    ResponderExcluir
  25. Camila 1° B

    Encontrado em vários pontos do litoral brasileiro, o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho. É um ecossistema que está associado a margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, enfim, onde há encontro das águas doces de rios com as águas do mar.

    ResponderExcluir
  26. Guilherme 1ANO A
    Os manguesais ficam em locais plano e alagados,o mangue tem varias caracteristicas,o seu cheiro forte,e são árvores de pequeno porte.

    ResponderExcluir
  27. Naira 1°Ano A
    Uma das caracteristicas é a grande umidade predominante nos manguezais,o carangueijo é ameaçado constantimente pelo homem..

    ResponderExcluir
  28. maike 1ºano B

    Ocupam grande extensão dos litorais tropicais e subtropicais, porém, apesar de sua grande relevância para a vida dos oceanos, estão entre os ecossistemas mais devastados do planeta.

    ResponderExcluir
  29. Vanessa Cristina 1ºano A
    As características dos manguezais são: tem o solo úmido, um cheiro forte por causa da quantidade de áreas salobra (presença de sal).E muito comum a caça predatória de caranguejos.

    ResponderExcluir
  30. Tatiane Delmiro 1anoA
    Os Mangues um dos ecossistemas mais importantes e ricos do planeta,povoados por muitos animais e plantas exóticas.abrigam e alimentam a fauna marinha composta por peixes grandes e pequenos,como por exemplo:crustáceos,ostras,mariscos e etc.

    ResponderExcluir
  31. Miguel 1 ano B
    O Manguezal é um ecossistema costeiro,de transição entre os ambientes terrestre e marinho,uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais.Abrigam e alimentam a fauna marinha composta por peixes grandes e pequenos,como por exemplo:crustáceos,ostras,mariscos e etc.

    ResponderExcluir
  32. Tamires 1 ano A
    Os manguezais se localiza em locais alagados e planos , e é um dos ecossistema mais devastado , e é muito importante lembrar que o desmatamento de rios e mares está afetando muito os mangues .

    ResponderExcluir
  33. Henrique 1° ano A
    s mangues correspondem a uma característica vegetativa que se apresenta em áreas costeiras, compreende uma faixa de transição entre aspectos terrestres e marinhos, esse tipo de cobertura vegetal se estabelece em lugares no qual predominam o clima tropical e subtropical.

    ResponderExcluir
  34. A formação vegetal do mangue possui raízes externas. Como o solo do mangue é pobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo.As plantas possuem sementes compridas, finas e pontudas. Isto ocorre para facilitar a reprodução, pois quando caem no solo úmido, podem se fixar com mais facilidade.
    A poluição de rios e mares em conjunto com a especulação imobiliária nas regiões litorâneas tem afetado, significativamente, os mangues. Esta área tem diminuído de tamanho e o ecossistema da região tem sido afetado nas últimas décadas. Trabalhadores locais, principalmente os que vivem da caça e comércio de caranguejos, tem sofrido com a diminuição destes animais nos manguezais.

    ResponderExcluir
  35. Wanessa Apoliana 1ºAno A
    A formação vegetal dos mangues é uma das suas principais características,o homem a cada dia vem contribuindo para a extinção das espécies.O carangueijo é um dos exemplos.

    ResponderExcluir
  36. Maria José 1ºAno A
    Os manguezais estão presentes em locais alagados,e é um dos mais devastados atualmente.A ação predatória do homem esta destruindo todos as espécies habitantes daquele local.A extinção cresci muito ,superando todos os índices.

    ResponderExcluir
  37. sarah ketylen 1 ano.
    "características dos mangues"
    -presença de carangueijos que buscam seus alimentos no mangue.
    -a formação vegetal do mangue(plantas e arbustos)possui raízes externas(aéreas).como o solo do mangue é pobre em oxigênio,este é obtido pelas plantas fora do solo.
    -em função da diversidade da região,podemos dividir os mangues em:mangue branco,mangue vermelho e mangue siriúba.
    as plantas possuem sementes compridas,finas e pontudas.isso ocorre para facilitar a reprodução,pois quando caem no solo úmido,podem se se fixar com mais facilidade.
    o cheiro do mangue é bem característico,em função da presença de áreas salobras(com presença de sal).

    ResponderExcluir
  38. Mateus Magela 1 ano A Os manguezais tem um papel importantissímo como exportador de matéria orgânica para estuários,ajudando na produtividade primária na zona costeira.Consideram-se impactos ambientais alterações no meio ambiente causadas por atividades naturais.Como Pesca Predatória,as bombas que matam por compressão de inúmeras espécies de variados tamanhos.

    ResponderExcluir
  39. Kassiany 1 ano A
    Os manguesais estão localizados em áreas planas e alagadas.É atravez deles,que famílias inteiras sobrevivem,pena que muitas pessoas não veem isso e continuam contribuindo parar a devastação desse ecossistema.

    ResponderExcluir
  40. JOANA 1°ANO A
    O mangue é um lugar onde existem várias vidas das quais os moradores podem aproveitar para extrair produtos e
    vendẽ-los para conseguir dinheiro,mas a principal produtividade é a extração do carangueijo para a venda e o consumo próprio.

    ResponderExcluir
  41. Diego Carvalho 1° B
    Os mangues tem como características seu solo sem oxigênio,e com o desmatamento,esta prejudicando muito a quem abita o local.

    ResponderExcluir
  42. MARIANE 1 ANO B O mangue é um lugar úmido onde muitas pessoas tira produtos para sobreviver, com isso esta levando a extinção.

    ResponderExcluir